quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Bluetooth 3.0? Você Sabia?

O Bluetooth SIG anunciou oficialmente hoje (21) as especificações da nova geração da tecnologia de transmissão de dados entre aparelhos, chamada de Bluetooth 3.0 + HS. O grupo que desenvolve a tecnologia, em sua reunião anual, em Tokyo, apresentou a sua única, porém essencial, inovação: o aumento de velocidade.

Atualmente, na versão 2.0, o Bluetooth atinge no máximo a velocidade de 3 Mbps. No Bluetooth 3.0, vai chegar a 24 Mbps. Ou seja, uma música de aproximadamente cinco minutos em uma qualidade de 128 kbps que demorava cerca de 13 segundos para ser transmitida do computador para o celular, demorará menos de dois segundos.

Para músicas, imagens e outros arquivos pequenos, a diferença não será muito grande. Segundo Michael Foley, diretor executivo do Bluetooth SIG, o 3.0 + HS (o HS é de High Speed, "alta velocidade" em inglês), "nasceu para ser rápido" e, sua aplicação agora será voltada também para vídeos em alta definição, impressões, grande quantidade de músicas e todas essas coisas que ocupam mais espaço.

Os aparelhos que vierem com a nova geração do Bluetooth —segundo o grupo, num prazo entre nove e nove e 12 meses—, podem não ser mais apenas telefones e caixas de som, apenas, mas uma infinidade de gadgets que hoje utilizam cartões de memória, como câmeras fotográficas e filmadoras digitais, televisões —para a transmissão de vídeos HD, em alta definição— e impressoras.

A velocidade que o Bluetooth 3.0 atinge vem da tecnologia 802.11, a mesma utilizada em roteadores de Wi-Fi, por isso o salto dna rapidez. Mesmo assim, a velocidade é baixa —rumores alardeavam algo entre 53 e 480 Mbit/s.

Outro problema ainda é o alto gasto de energia. Embora a nova tecnologia já diminua o consumo, algo essencial para os aparelhos portáteis, ainda é alto se comparado ao USB, por exemplo. Mas Foley já se adianta dizendo que até o fim do ano eles devem soltar mais algum anúncio, já que o desenvolvimento de um Bluetooth menos gastador está já em andamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário