quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Loja da Apple... ops, da Microsoft!

No ano passado a Microsoft decidiu concorrer com as lojas da Apple. Uma das primeiras lojas foi inaugurada em Scottsdale, AZ. Ao visitar a loja, fiquei bastente surpreso com o quanto ela lembra uma das lojas da Apple. Não é novidade que a Apple "inspira" a Microsoft há muitos anos.
Quando a Microsoft anuncionou que iria inaugurar lojas próprias, era de se esperar que tentariam seguir a mesma fórmula adotada pela Apple: lojas limpas, amplas, funcionários bem treinados, um centro de suporte e treinamento na loja e uma coleção de acessórios e software para seus produtos, todos num mesmo lugar. Mas acho que foram longe demais nesse caso. As lojas da Microsoft não são apenas inspiradas pelas lojas da Apple, mas tem a mesma aparência e fazem você ter a mesma sensação que tem ao entrar numa loja da Apple.
É verdade que os logos e as cores são ligeiramente diferentes, mas quem está acostumado à diagramação de qualquer loja da Apple não terá dificuldade para se localizar nas lojas da Microsoft, com a disposição dos produtos e áreas definidas rigorosamente da mesma forma.
Ainda em 2009 outros blogs e sites especializados (clique aqui para visitar um deles, em inglês) reportaram que a Microsoft estava oferecendo salários mais altos do que os oferecidos pela Apple para contratar os funcionários das atuais lojas da Apple. A estratégia parece ter funcionado. Abaixo algumas fotos comparando a loja da Apple em Chandler, AZ com a da Microsoft em Scottsdale, AZ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário