quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Todos os modelos do Core i7

O Core i7 é o primeiro processador da Intel com controlador de memória integrado, recurso já disponível nos processadores da AMD desde o Athlon 64. Ele é baseado na arquitetura Core, assim como o Core 2 Duo e Core 2 Quad, porém com diversos aprimoramentos para o aumento do desempenho (microarquitetura Nehalem). Esse processador está disponível em três diferentes soquetes, LGA1366 (arquitetura de memória de três canais e barramento QPI), LGA1156 (arquitetura de memória de dois canais, controlador PCI Express 2.0 e barramento DMI) e PGA988 para notebooks (com as mesmas especificações do LGA1156).

Tradicionalmente os processadores da Intel utilizam um controlador de memória externo localizado no chip ponte norte (também conhecido como MCH ou Hub Controlador de Memória) do chipset. Isto significa que com processadores usando esta arquitetura o chipset (e conseqüentemente a placa-mãe) é o componente que determina qual a tecnologia e a quantidade de memória que você pode instalar no micro. Como no Core i7 o controlador de memória está embutido no processador, é este – e não mais o chipset – que define qual tecnologia e a quantidade de memória você pode ter instalada no micro. A placa-mãe, no entanto, pode ter uma limitação na quantidade de memória instalada. O controlador de memória integrado no Core i7 aceita apenas memórias DDR3 (até 1,6 V; memórias que requerem mais do que isto não funcionarão e podem inclusive danificar o processador). Os modelos soquete 1366 suportam a nova arquitetura de três canais com memórias DDR3-800 e DDR3-1066, enquanto os modelos para soquetes 1156 e 988 suportam a (já padrão) arquitetura de dois canais e memórias DDR3-800, DDR3-1066 e DDR3-1333.

A arquitetura de três canais dos modelos soquete 1366 permite ao processador acessar três módulos de memória ao mesmo tempo para gravar e ler dados, aumentando a quantidade de bits que são transferidos por pulso de clock de 128 (na arquitetura de dois canais) para 192. Em teoria a arquitetura de três canais oferece um aumento de 50% na largura de banda em relação à arquitetura de dois canais rodando com o mesmo clock. Por exemplo, memórias DDR3-1066 trabalhando no modo de dois canais têm uma taxa de transferência máxima teórica de 17 GB/s, enquanto que na arquitetura de três canais elas têm uma taxa de transferência máxima de 25,5 GB/s.

Os processadores soquete 1366 comunicam-se com o restante do sistema por meio de um novo barramento chamado QPI (Quick Path Interconnect), que trabalha a 2,4 GHz (4,8 GB/s) no Core i7 e a 3,2 GHz (6,4 GB/s) no Core i7 Extreme. Nos modelos soquete 1156 e 988 o processador também tem um controlador PCI Express 2.0 integrado, então nesses processadores a placa de vídeo está conectada diretamente ao processador, o que em teoria pode aumentar a taxa de transferência da placa de vídeo obtida na prática. Esses processadores podem comunicar-se com uma placa de vídeo na velocidade x16 ou com duas placas de vídeo a x8 cada. Como nesses modelos o controlador PCI Express 2.0 fica dentro do processador, a Intel decidiu usar um barramento de menor velocidade chamado DMI (Digital Media Interface), que opera a 2 GB/s, para conectar o processador ao chipset. Esse barramento é usado para a comunicação entre a ponte norte e a ponte sul nos chipsets anteriores da Intel. Essa largura de banda baixa não é problema, já que a razão para a alta largura de banda do QPI é que ele é usado para conectar o processador ao controlador PCI Express 2.0 presente na ponte norte e já que nos processadores soquete 1156 e 988 esse componente fica dentro do processador, um barramento de alta velocidade não é mais necessário.

Assim como nos processadores da AMD, a arquitetura do Core i7 utiliza um clock base a partir do qual os outros clocks são gerados, cada um de acordo com seu multiplicador específico. Esse clock base é de 133 MHz.

Os processadores Core i7 possuem uma tecnologia chamada Turbo Boost, que é um recurso de overclock automático. Quanto o processador percebe que precisa de mais poder de processamento, ele aumenta o clock interno acima do clock padrão, automaticamente.

Outra característica interessante é a tecnologia Hyper-Threading, que simula dois processadores lógicos para cada núcleo de processamento. Assim, como o Core i7 tem quatro núcleos "reais", o sistema operacional detecta oito núcleos "virtuais", ou seja, oito processadores.

O Core i7 Extreme é a versão mais poderosa (e cara) do Core i7. Suas principais diferenças são o multiplicador destravado, além de velocidades do clock do processador e do barramento QPI (apenas nos modelos soquete 1366) mais altas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário